Benefícios do mel: veja se consumir mel faz bem a saúde

beneficios do mel
(Racool_studio no Freepik)

Quer tirar suas dúvidas sobre os benefícios do mel de abelha? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender o que é o mel, como saber se ele é verdadeiro e tudo mais que você precisa saber para entender se consumir mel faz bem à saúde.

Você deve ter ouvido dizer que o mel é uma alternativa mais saudável ao açúcar. Mas você sabia que o mel também tem uma série de outros benefícios para a saúde como aumentar a imunidade e ajudar na perda de peso?

Continue lendo minha matéria para saber todos os benefícios do mel para a saúde.

O que é o mel de abelha?

O mel de abelha é um líquido doce e viscoso que é produzido pelas abelhas melíferas. É feito a partir do néctar das flores, e contém açúcar, água e uma variedade de outros compostos. O mel de abelha tem sido usado durante séculos como alimento e como remédio natural. Ele é rico em calorias e tem numerosos benefícios nutricionais.

Para os mais curiosos, temos uma matéria completa sobre todo o processo de produção do mel.

Quais os benefícios do mel no organismo?

Ao consumir uma colher de mel, seu corpo está ingerindo um alimento antimicrobiano que traz uma série de benefícios como:

  • Melhorar a memória.
  •  Contribuir para cicatrização
  • Evitar alergias
  • Reduzir a caspa
  • Combater a insônia
  • Proteger o coração
  • Diminuir a gengivite 

São muitos os benefícios, não é mesmo? Por isso o mel é um alimento tão recomendado pelos médicos. 

Quais são os nutrientes do mel?

Os nutrientes do mel de abelha são vitais para a saúde humana. Os principais nutrientes são a glicose, a frutose e a água. O mel também contém minerais como potássio, cálcio, magnésio e zinco. Tem também propriedades antibacterianas e antivirais.

Uma porção de 100g de mel tem a seguinte informação nutricional:

Porção de 100g Total VD*
Valor energético 309,0 kcal 15,5 %
Carboidratos 84,0 g 28,0 %
Proteínas 0,0 g 0,0 %
Gorduras totais 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
Gorduras trans 0,0 g ** %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Sódio 6,0 mg 0,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento

Como saber se o mel é verdadeiro ou falso?

Se você  está querendo comprar mel, é importante saber como detectar se ele é verdadeiro ou falso. Isso acontece porque alguns produtos são misturados com xarope de milho ou outros edulcorantes. Então fica a pergunta: como saber se o mel comprado é o verdadeiro?

Confira alguns teste que você pode fazer:

Lista de ingredientes

O primeiro passo é olhar a lista de ingredientes. Se o mel contém açúcar adicionado, xarope de milho ou outros adoçantes, então não é verdadeiro. Além disso, também é possível testar a consistência do mel, já que o verdadeiro será grosso e difícil de ser derramado. Se o mel é fino e flui facilmente, então provavelmente não é verdadeiro.

Selo de agência certificadora

Uma maneira de saber é procurar um selo de uma agência certificadora. Se o mel foi certificado como real, isso significa que foi testado e considerado puro. Outra maneira de dizer é verificando a lista de ingredientes. O mel de verdade só vai listar um ingrediente: o mel. Se há outros ingredientes listados, isso significa que o mel foi diluído ou misturado com alguma outra coisa.

Leia também:  Onde comprar mel puro e favo de mel? Veja os melhores lugares!

Papel toalha

Uma maneira de testar se o mel é real ou não é o teste do papel toalha. Pegue uma toalha de papel seca e coloque uma pequena quantidade de mel sobre ela. Se o mel for absorvido pelo papel toalha é provável que seja falso. 

Geladeira

Para testar se o mel é real, coloque-o na geladeira. Se ele cristaliza e se torna sólido, é melhor de verdade. Se não se cristalizar, provavelmente é um substituto do mel.

Sabor

Finalmente, também é possível provar o mel, pois o verdadeiro terá um sabor complexo, com notas de sabores florais e frutados. Se ele tem um sabor mais doce, isso é provavelmente um sinal de que foi diluído com outros edulcorantes.

É bom tomar mel todos os dias?

Há benefícios em tomar mel todos os dias, mas antes de contar quais são preciso lembrar que é necessário tomar cuidado em não se exceder no consumo. Isso porque qualquer alimento consumido em excesso pode fazer mal ao corpo. 

Bom, vamos ao que interessa: conhecer os benefícios do mel. Segundo o jornal A Gazeta, enquanto o açúcar faz mal para a saúde dos dentes, o mel em quantidades moderadas pode ajudar a prevenir gengivite e cáries graças ao seu efeito bactericida.

Mas não é só isso, confira mais alguns benefícios de comer mel todo dia:

  • Melhora o metabolismo, já que tem poder antibiótico e antisséptico;
  • É uma boa fonte de antioxidantes, que podem ajudar a proteger o corpo contra os radicais livres;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar uma dor de garganta;
  • Aumenta os níveis de insulina que produz a serotonina, substância que ajuda a relaxar e melhorar o sono. 

Quer conhecer mais benefícios do mel? Então veja o vídeo abaixo o Dr. Dayan Siebra, especialista em cirurgia vascular, fala um pouco mais sobre eles.

Qual o benefício de tomar uma colher de mel antes de dormir?

Um benefício potencial de tomar uma colher de mel antes de dormir é que isso pode ajudar você a adormecer mais rapidamente. O mel é uma fonte natural de açúcar e carboidratos, que o corpo converte em glicose. A glicose é uma fonte de energia que o corpo pode usar para alimentar suas células, e quando ela é liberada na corrente sanguínea pode ajudar a induzir o sono.

Além disso, o mel é um antioxidante natural e anti inflamatório, que também pode ajudar você a ter uma boa noite de sono.

Qual o benefícios do mel com limão?

A adição de limão ao mel é uma forma popular de consumir mel no Brasil. Agora você vai conhecer alguns dos benefícios dessa combinação.

Os benefícios desta combinação são muitos. O mel é um adoçante natural e tem propriedades antibacterianas. O limão é uma boa fonte de vitamina C e tem propriedades antioxidantes. Quando estes dois ingredientes são combinados, eles criam uma bebida poderosa que pode ajudar a aumentar o sistema imunológico, combater infecções e melhorar a digestão.

Qual o melhor horário para consumir o mel?

Há muitos benefícios em consumir mel, mas  o melhor momento para fazê-lo pode variar dependendo da pessoa. Alguns dizem que é melhor consumir o mel de estômago vazio logo pela manhã, enquanto outros acreditam que é melhor consumi-lo antes de dormir.

Nenhuma das duas estão erradas, pois o mel tem mostrado ajudar na perda de peso, digestão e qualidade do sono, então você pode provar e encontrar a hora do dia que é melhor consumir mel para você. 

Quanto posso consumir de mel diariamente?

Não há limite estabelecido para a quantidade de mel que uma pessoa pode consumir em um dia, mas é importante notar que muito mel pode ter efeitos negativos para a sua saúde. 

Para ter essa resposta o melhor é falar com um médico,  pois são as pessoas mais indicadas para te ajudar a criar um plano que atenda às suas necessidades específicas e incorpore da melhor maneira o mel em sua dieta diária.

Agora que você já conhece todos os benefícios do mel é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

E não esqueça, tudo que você precisa para se alimentar com saúde você encontra no Compre do Campo.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *