MelMercearia

Como é feito o mel? Saiba tudo sobre a produção do mel

apicultor extraindo mel
(wirestock no Freepik)

Quer saber como o mel é feito? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender tudo sobre o processo de produção do mel de abelha. 

As pessoas estão colhendo mel há séculos, sendo utilizado tanto na culinária quanto como um remédio natural. Mas você sabe como o mel é feito?  Nesta matéria, vou responder essa pergunta e muito mais. Você vai aprender tudo sobre o processo de produção de mel, desde as colmeias até a sua mesa. Então, continue lendo para descobrir o fascinante mundo do mel.

Como é produzido o mel?

O passo a passo de produção do mel  pelas abelhas é feito da seguinte maneira:

  • As abelhas produzem mel ao coletar o néctar das flores usando suas línguas e o armazenando em seus estômagos.
  • Duas enzimas agem no néctar nesse momento, sendo a invertase para transformá-lo em glicose e frutose e a glicose oxidase para conferir acidez e impedir sua fermentação
  • Uma vez coletado o néctar suficiente, as abelhas retornam à colméia, onde regurgitam o néctar e o passam para outras abelhas.
  • Estas abelhas então ventilam o néctar com suas asas, o que ajuda a evaporar a água da mistura.
  • Uma vez retirada a água, as abelhas selam o mel em favos feito de cera de abelha, que é secretada por elas.

Depois de algum tempo, esse mel se acumula e está pronto para ser retirado. Para manejar as abelhas com segurança, o apicultor utiliza um fumigador que é um dispositivo de apicultura que produz fumaça para afastar as abelhas. Com o ambiente seguro, ele extrai o favo da colmeia e o leva para a casa de mel. Nesse local ele realiza a extração do mel girando-o em uma centrifugadora.

Se você quer ver o passo a passo dessa produção, o vídeo abaixo do canal Manual do Mundo explica todos os pontos da produção do mel.

Como as abelhas sugam o néctar?

As abelhas sugam o néctar das flores para fazer mel. Esse néctar é um líquido doce que as flores produzem para atrair os insetos. O néctar é sugado através da língua  da abelha (probóscide), que é um tubo longo e fino que se estende pela garganta da abelha.

Leia também:  Maçã: benefícios, para que serve e como consumir

O mel é vomitado pela abelha?

Pode parecer estranho, mas depois de sugar o néctar a abelha precisa vomitá-lo. Esse processo é chamado de regurgitação das abelhas e é uma forma de as abelhas compartilharem o alimento com seus companheiros de colméia. O mel regurgitado é misturado com enzimas do sistema digestivo das abelhas e ajuda a quebrar os complexos açúcares em açúcares mais simples que as outras abelhas podem digerir.

Por que jogam fumaça nas abelhas?

As abelhas protegem a colméia contra intrusos e uma das suas principais formas de defesa são as picadas. A função da fumaça na hora de colher o mel é afastá-las e diminuir a probabilidade de picadas.

Essa é uma prática que tem sido usada por séculos, e embora existam alguns riscos para as abelhas, geralmente é considerado um procedimento seguro.

Quantas vezes por ano se tira o mel das abelhas?

A quantidade de mel extraída das abelhas por ano varia dependendo do local e do clima, mas normalmente o mel é coletado uma vez por ano. No Brasil, os apicultores frequentemente extraem mel duas vezes por ano, uma na primavera e outra no outono. 

Os principais meses para colher o mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas ele pode ser colhido o ano todo, desde que o apicultor siga algumas boas práticas de manejo. 

Pode dar água com açúcar para as abelhas?

Sim, você pode dar água com açúcar para as abelhas como uma forma de nutrição suplementar. Ao fazer isso, você ajudará as abelhas a aumentar sua força e saúde para que elas possam polinizar melhor seu jardim ou suas plantações.

Para fazer o xarope ideal para as abelhas você deve misturar um volume de aproximadamente 50% de água e 50% de açúcar.  O ideal é evitar açúcar mascavo ou com aditivos para garantir a saúde da abelha. 

O Brasil é um grande produtor de mel? 

Sim, segundo dados Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), o Brasil produziu um total de 46 milhões de toneladas de mel no ano de 2021. Isso coloca o Brasil entre os maiores produtores do mundo. 

Agora que você já conhece todo o processo de produção do do mel é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

E não esqueça, tudo que você precisa para se alimentar com saúde você encontra no Compre do Campo.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *