Como moer café: passo a passo para moer seu café em casa

Como moer café - Na imagem uma pessoa segurando em uma mão uma xicara com café moido e na outra um punhado de grãos de café sem moer.
Imagem: KamranAydinov via Freepik.

Quer saber sobre como moer café em casa? Então você está no lugar certo. Hoje você irá conhecer o passo a passo para moer seu café em casa e ter uma bebida tão boa quanto a dos melhores baristas. 

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Para você ter noção do tamanho do apreço do brasileiro pela bebida, pesquisa da Organização Internacional do Café (OIC) e do Dieese apontam que cada brasileiro bebe em média de 3 a 4 xícaras de café por dia. 

Se você é um fã do café, saiba que um dos segredos para ter uma xícara de café perfeita é a moagem dos grãos, afinal esse processo  afeta diretamente a extração dos sabores e aromas do café durante o preparo. 

Neste texto, vou te ajudar a entender como moer o café em casa e escolher a moagem ideal para cada método de preparo. Você vai conhecer diferentes tipos de moedores disponíveis no mercado e dicas para preparar o café perfeito.

Preparado para descobrir os segredos da moagem do café?

O café moido na hora é realmente tudo isso?

Sim, o café feito a partir do grão recém moído é bem mais aromático e saboroso. Isso acontece, pois ao torrar o café é criada uma espécie de cápsula protetora, então ao fazer a moagem essa proteção se rompe liberando todos os aromas do café. 

Usar café recém moído também diminui a exposição do pó ao ar e à umidade, fatores que podem alterar suas características e aromas.

Em entrevista para a Tilt, Luiza Burleigh, barista e instrutora especialista em cafés, afirmou que “Se a gente pensa que parte do que sentimos, em termos de sabor, vem do aroma, então o café moído na hora aumenta muito a nossa experiência de sabor com o café. O café moído na hora é mais aromático e, portanto, muito mais saboroso”.

Ainda na dúvida? Veja o vídeo abaixo onde a Tramontina explica porque o café moído na hora é melhor.

O que você precisa saber antes de moer seu café em casa

Veja abaixo algumas informações que você precisa saber antes de moer seu café.

Qual é a importância do tamanho da moagem no preparo do café?

Ao moer os grãos, aumentamos significativamente a superfície de contato entre a água e o café, o que resulta em uma maior extração dos compostos solúveis que compõem o sabor e o aroma do café. Porém, se o tamanho da moagem for muito fino, a água terá dificuldade em fluir pelos grãos, o que pode levar a uma extração excessiva, resultando em um café amargo e desagradável. Por outro lado, se a moagem for muito grossa, a água passará rapidamente pelos grãos, resultando em uma extração insuficiente, o que pode resultar em um café fraco e sem sabor.

Qual é a tabela de moagem?

A granulometria da moagem é importantíssima para garantir que sua extração fique boa, por isso é muito importante que você consiga reconhecer a moagem ideal para cada bebida. 

  • Extrafina: grão moído de maneira muito fina e que lembra farinha de trigo. 
  • Fina: essa moagem deixa o café com textura semelhante a do açúcar.
  • Média:  a granulometria de classificação média dá ao café a textura de areia ou açúcar cristal. 
  • Grossa: a granulometria de classificação grossa dá ao café a textura de trigo para quibe.

Ainda na dúvida? Assista ao vídeo abaixo, do Coffee and Joy, onde é possível ver visualmente o que é um café moído grosso, médio ou fino. 

Qual é o melhor tipo de moagem para o meu método de preparação de café?

Agora que você já sabe reconhecer a granulometria da moagem, entenda quando utilizar cada uma delas de acordo com o tipo de método de preparo. 

  • Hario V60 – moagem média/grossa;
  • Prensa Francesa – moagem grossa;
  • Pressca – todas as moagens ficam boas com exceção da extra fina;
  • Cafeteira Italiana (moka) – moagem média fina;
  • Filtro de Papel Tradicional – moagem média;
  • Chemex– moagem média/grossa;
  • Clever– moagem média/grossa;
  • Aeropress – pode utilizar qualquer moagem;
  • Espresso – moagem fina;
  • Globinho – moagem média/grossa;
  • Café Turco – moagem extra fina.

Vale reforçar que escolher a moagem ideal para determinado tipo de processo é essencial para não ter um café fraco (sub) ou muito forte (super extração) . Por isso fique atento à granulometria correta do grão para ter um café perfeito.

Quanto tempo antes de preparar o café deve moer os grãos?

O grão deve ser moído poucos minutos antes do preparo. Ao fazer dessa forma você consegue preservar ao máximo o frescor dos grãos e a qualidade do sabor.

A escolha do melhor moedor de café depende do uso que será dado a ele, do orçamento disponível e do nível de exigência em relação à qualidade do café.

Para quem busca praticidade e rapidez, os moedores elétricos são mais indicados, enquanto os moedores manuais são ideais para quem prefere um processo mais artesanal e controlado. Já para quem busca uma moagem mais uniforme e de alta qualidade, os moedores elétricos com lâminas cônicas podem ser uma boa pedida.

Leia também:  Como fazer café cremoso: 2 receitas simples com vídeo

Como moer café em casa com moedor

Veja abaixo o passo a passo para moer seu café de acordo com o tipo de equipamento que você vai utilizar. 

Como moer café com moedor manual

moedor cafe manual

Imagem: divulgação.

Recomendo que sempre que você for começar a moer café em casa escolha um moedor manual. Digo isso, pois esses modelos são mais baratos e vão te ajudar a pegar o gosto por tomar café recém moído. 

Nosso primeiro modo foi esse ATMX da foto acima e custou na época por volta de R$50,00. Na época foi uma boa aquisição, mas com o uso diário ele acabou quebrando no terceiro mês, então decidi partir para o moedor elétrico. 

Não há muito segredo para moer seu café no moedor manual. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Colocar os grãos no compartimento superior;
  2. Fechar a tampa;
  3. Girar a manivela no sentido horário e realizar a moagem até alcançar a granulometria ideal.

Dependendo do moedor que você adquiriu é possível selecionar uma opção de moagem, mas no que utilizamos em casa esse controle era feito no olho. 

Como ajustar o moedor para obter a consistência correta da moagem?

para ajustar seu moedor manual faça os seguintes passos:

  1. Identifique os marcadores de ajuste: a maioria dos moedores manuais possui marcadores que indicam os diferentes níveis de moagem, geralmente numerados de 1 a 10. Verifique a embalagem ou manual do moedor para identificar qual número de moagem é mais adequado para o seu método de preparo.
  2. Desmonte o moedor: muitos moedores manuais podem ser desmontados para facilitar o ajuste. Retire o reservatório de grãos e o dispositivo de moagem, deixando apenas a base do moedor.
  3. Gire o botão de ajuste: caso seu moedor possua esse botão, gire-o no sentido horário para obter uma moagem mais fina e no sentido anti-horário para uma moagem mais grossa. Faça ajustes pequenos e use o marcador como referência.
  4. Teste a moagem: após cada ajuste, teste a moagem, preparando uma xícara de café. Observe a consistência da moagem e o sabor do café para determinar se a moagem está correta.
  5. Faça ajustes adicionais: se a moagem não estiver correta, faça pequenos ajustes adicionais até que a consistência da moagem esteja correta.
  6. Limpe o moedor: após cada ajuste, limpe o moedor para evitar a contaminação do café e garantir a qualidade da bebida.

Tentei responder da maneira mais geral possível, mas esse processo de ajuste pode variar de acordo com a marca e modelo do moedor, por isso é importante ler o manual de instruções para obter informações específicas sobre o ajuste do seu moedor manual de café.

Como moer café com moedor elétrico

Imagem de um moedor de café elétrico da marca Oster
Imagem: Divulgação.

Quando compramos nosso primeiro moedor elétrico me senti um barista. Aquele aroma gostoso do café invadindo a cozinha com um simples apertar de botão era algo realmente muito satisfatório. 

Não notei diferença na moagem entre nosso moedor manual ATMX e o moedor elétrico da Oster que utilizamos atualmente, mas a diferença de preços entre eles ultrapassa R$ 100,00. Por isso, acredito que a escolha entre manual e elétrico é uma opção também de tamanho do bolso. 

Para preparar seu café no moedor elétrico faça o seguinte passo a passo:

  • Coloque os grãos no compartimento superior;
  • Encaixe a tampa até travar e você escutar um clique;
  • Aperte o botão pelo tempo desejado.

Usando nosso moedor elétrico deixamos o café sendo coado por mais ou menos 15 segundos quando vamos fazer o café coado no filtro de papel, mas recomendamos que você consulte a recomendação do fabricante do seu aparelho. 

Como moer café com liquidificador

Se você não tem nem um moedor manual ou elétrico é possível fazer a moagem no liquidificador, mas devo admitir que é bem difícil ter um controle ideal da moagem.

No teste que fiz por aqui, os grãos ficaram bem mais grossos e menos uniformes do que no moedor. Além disso, no liquidificador aqui de casa ele faz uma bela sujeira quando tentamos moer os grãos. 

Mas, como para tudo na vida, sempre é possível dar um jeito. Como o grão estava praticamente intacto, utilizamos o café moído no liquidificador na prensa francesa e o resultado  ficou bem interessante. 

Como preparar o café perfeito

Para conhecer as diferentes formas de preparar um café, leia nosso guia para fazer o café perfeito em casa. Se você já sabe o método de preparo que deseja utilizar, confira um dos tutoriais abaixo:

Tire suas dúvidas do campotire suas duvidas do campo

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre como moer café.

Qual é a origem do café? 

Especificar a origem do café como bebida não é algo tão simples, pois  não existem registros oficiais do momento em que começamos a usá-lo como bebida, mas tentei abaixo reproduzir parte dessa  história que atravessa os séculos. 

Sabemos que a planta selvagem é originária da região das terras altas da Etiópia (províncias de Kaffa e Enária), mas sua domesticação originalmente se deu na cidade murada de Harar, no leste do país.

Se você quer conhecer essa história que atravessa os séculos, confira nosso guia sobre a origem do café.

Como armazenar corretamente os grãos de café moídos para manter sua frescura?

Armazenar corretamente os grãos de café é algo fundamental para manter sua frescura e qualidade. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Use recipiente hermético: para evitar que o ar, a umidade e a luz interfiram na frescura do café moído, armazene-o em um recipiente hermético, como um pote de vidro com tampa de vedação ou uma lata de café.
  • Evite locais úmidos: o café moído é sensível à umidade, portanto, não armazene em locais úmidos, como na geladeira ou no congelador.
  • Mantenha longe do fogo: o café moído também é sensível ao calor, portanto, evite armazená-lo próximo a fontes de calor, como fogão ou forno.
  • Evite a luz do sol: armazene o café moído em local fresco e escuro para protegê-lo da luz direta do sol, que pode afetar o sabor e a qualidade do café.
  • Não misture diferentes tipos de café: misturar diferentes tipos de café pode afetar o sabor e a qualidade, portanto, armazene cada tipo separadamente.

Ao seguir essas dicas, você pode manter a frescura e a qualidade dos seus grãos de café moídos por mais tempo e aproveitar ao máximo sua experiência de degustação.

Agora que você já conhece tudo sobre como moer café em casa é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

E não esqueça, tudo que você precisa para se alimentar com saúde você encontra no Compre do Campo

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *