CaféMercearia

Quem é o maior produtor de café do mundo? Veja a lista!

Quem é o maior produtor de café do mundo - Na iamgem uma fazenda de café.
Imagem: tawatchai07 via Freepik.

Quer saber sobre quem é o maior produtor de café do mundo? Então você está no lugar certo. Hoje você irá conhecer os maiores produtores dessa que é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros.

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, sendo apreciado por seu aroma, sabor e efeito estimulante. Mas você sabe de onde vem a produção de café? E qual país é o maior produtor? Neste texto, vamos falar um pouco sobre a origem da produção de café e responder essas perguntas.

Qual a origem da produção de café?

Sabemos que a planta selvagem é originária da região das terras altas da Etiópia (províncias de Kaffa e Enária), mas sua domesticação originalmente se deu na cidade murada de Harar, no leste do país.

Esse grão passou a ser cultivado no país no século IX. A partir daí, a bebida foi sendo disseminada para outras regiões do mundo, como a Península Arábica, onde se popularizou no século XV. A partir daí, o café foi levado para outras partes do mundo, incluindo a América do Sul, que hoje é uma das principais regiões produtoras.

Para saber mais sobre essa história que atravessa muitos séculos, leia nosso guia sobre a origem do café.

Quem é o maior produtor de café do mundo?

O maior produtor de café do mundo é o Brasil, que responde por cerca de 37% da produção mundial. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2022, o país produziu mais de 50,92 milhões de sacas de café, 6,7% acima da safra de 2021. Abaixo você pode ver a lista dos 10 paises que produzem 86% do café mundial.

qual pais produz mais cafe

Para ajudar quem não conseguiu visualizar a imagem acima, o ranking dos maiores produtores de café do mundo é composto por:

  1. Brasil: 37% do mercado;
  2. Vietnã: 17%;
  3. Colômbia: 8%;
  4. Indonésia: 7%;
  5. Etiópia: 4%;
  6. Honduras: 3%;
  7. Índia: 3%;
  8. Uganda: 3%;
  9. México: 2%;
  10. Peru: 2%.

Desde quando o Brasil é o maior produtor de café do mundo?

O Brasil se tornou o maior produtor de café do mundo no final do século XIX, quando o país passou por um grande ciclo econômico impulsionado pela produção e exportação do grão. Na época, a cafeicultura se concentrava principalmente no estado de São Paulo, que ainda é um dos maiores produtores do país.

Leia também:  Açafrão: benefícios, para que serve e como consumir

Quem é o maior produtor de café no Brasil?

Entre os estados brasileiros, Minas Gerais é o maior produtor de café no Brasil, responsável por cerca de metade da produção do país. Em 2022, o estado produziu mais de 22 milhões de sacas de café, de acordo com dados da Conab. Veja abaixo o ranking dos estados que mais produzem café segundo o Conab:

  1. Minas gerais – 22 milhões de sacas;
  2. Espírito Santo – 16,7 milhões de sacas;
  3. São Paulo – 4,4 milhões de sacas;
  4. Bahia – 3,6 milhões de sacas;
  5. Rondônia – 2,8 milhões de sacas;
  6. Paraná – 497,9 mil sacas.

Demos a resposta em relação ao estado que mais produz café no Brasil, mas se você quer saber qual é a fazenda que mais produz café saiba que é a Campo Verde, percentecente ao grupo Terra Forte, que te tem mais de 2,8 milhões de pés de café plantados em 920 hectares (cada hectare equivale a 10000 m2).

No vídeo abaixo você conhece um pouco mais de João Faria da Silva, adminstrador do grupo, e dessa gigantesca fazenda de café.

Nela estão plantadas as seguintes variedades de café:

  • MUNDO NOVO: 485 ha (1.420.000 pés)
  • CATUAÍ: 270 ha (570.000 pés)
  • OBATÃ: 10 ha (56.000 pés)
  • ACAIÁ: 130 ha (675.000 pés)
  • CATUCAÍ: 0 ha
  • ICATU: 25 ha (133.000 pés)

Apenas para você dimensioar o tamanho desse colosso, essa fazenda, que no total possui 1.056 ha é maior do que o município de Vitoria, no Espirito Santo, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Qual é o café mais caro do mundo? 

Os cafés mais caros do mundo são o Black Ivory e o Kopi Luwak que podem ultrapassar os R$ 15.000 por kg. Conheça um pouco mais desses cafés abaixo:

  • Black Ivory – esse café é colhido em plantações acima de 1.500 metros de altitude. Seu processo de colheita envolve os elefantes que engolem a semente inteira que fermenta em seu estômago. São necessários até 33 kg de cerejas de café para produzir 1kg desse café.
  • Kopi Luwak – esse café é retirado das fezes do civeta, um pequeno mamífero de hábitos noturnos que vive na África e na Ásia. Esses animais comem a polpa da fruta e engolem a semente inteira, que passa por todo seu processo digestivo realizando uma fermentação natural e depois é expelida nas fezes.

Agora que você já conhece tudo sobre como moer café em casa é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

E não esqueça, tudo que você precisa para se alimentar com saúde você encontra no Compre do Campo

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *