Quais frutas são low carb: veja lista com 30 opções

Veja abaixo a tabela nutricional de 32 frutas consumidas com frequência no Brasil.

Alimento (100 g) Carboidratos (g)  Carbs Líquidos (g)
Abacate 6.3 0.3
Abacaxi 12.3 11.3
Acerola 8.0 6.5
Ameixa 13.9 11.4
Amora 10.2 4.9
Banana 23.8 21.9
Caju 10.3 8.6
Caqui 19.3 12.8
Cereja Fresca 16.0 13.9
Coco Ralado 10.4 5.0
Framboesa 11.9 5.4
Frutas Vermelhas (Polpa) 8.0 6.5
Goiaba 13.0 6.8
Goji Berry 21.0 13.0
Jabuticaba 15.3 13.0
Kiwi 11.5 8.8
Laranja 11.5 10.3
Limão 11.1 9.9
Maçã 15.2 13.8
Mamão 11.6 9.7
Manga 19.4 17.7
Maracujá 12.3 11.1
Melancia 8.1 8.0
Melão 7.5 7.3
Morango 6.8 5.1
Nectarina 10.6 8.9
Pera 14.0 11.0
Pêssego 9.3 7.9
Tangerina 9.6 8.7
Uva 13.6 12.7
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Abacate

foto de uma abacate aberto
Imagem de dashu83 via Freepik

O abacate é uma fruta incrivelmente saudável e versátil, especialmente para as pessoas que seguem uma dieta pobre em carboidratos. Eles contêm muito poucos carboidratos líquidos – apenas 3g por abacate – e possuem vitaminas essenciais, minerais, gorduras saudáveis e fibras dietéticas. Comer abacate regularmente pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e ajudar a digestão, ao mesmo tempo em que fornece energia duradoura sem aumentar os níveis de insulina.

Acerola

Acerola possui vários benefícios para a saúde, particularmente devido a ser uma excelente fonte de vitamina C e outros antioxidantes, oferecendo uma ótima maneira de apoiar a perda de peso, mantendo uma boa nutrição. Os altos níveis de fibras dietéticas também ajudam a promover uma digestão saudável e a melhorar a regulação do açúcar no sangue, tornando-a uma boa escolha para aqueles que seguem uma dieta low carb.

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Amora

O amor é uma excelente opção de fruta para incluir em sua dieta, já que é rica em vitamina C e fibras. A amora também é rica em vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue e no metabolismo ósseo, e manganês.

E não é só isso, segundo estudos no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os antioxidantes presentes na fruta ajudam a combater radicais livres e alterar a forma como os neurônios se comunicam. O que seria positivo diminuir a inflamação cerebral.

Coco

O coco é um alimento saudável e nutritivo e que possui baixo teor de carboidratos devido a sua grande quantidade de fibras dietéticas, gorduras saudáveis e proteínas. Além de ser pobre em carboidratos, ele possui vitaminas e minerais benéficos para o corpo como vitaminas C, E e B, minerais como cálcio e ferro.

Além disso, ele tem demonstrado ser ótimo para ajudar a controlar o peso devido a seus ácidos graxos de cadeia média, que ajudam a fortalecer o metabolismo e reduzem a fome. 

Framboesa

A framboesa é uma excelente opção de lanche saudável para aqueles que seguem uma low carb. Elas possuem altas quantidade de fibras e baixas de açúcar. Dessa forma ajudam a satisfazer a fome sem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, as framboesas contêm antioxidantes e compostos antiinflamatórios que podem ajudar a proteger contra doenças crônicas. Comer framboesas regularmente também pode ajudar a impulsionar o metabolismo do corpo.

Goiaba

A goiaba é uma excelente fruta que está tentando evitar os carboidratos, pois tem pouco açúcar e carboidratos e é rica em fibras. Ela também possui vitaminas e minerais importantes para nossa saúde como vitamina C, potássio e magnésio, o que a torna uma grande fonte de nutrientes essenciais.

Além disso, os antioxidantes encontrados nas goiabas ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar a saúde em geral. Todos esses benefícios fazem da goiaba uma boa opção de fruta para quem quer reduzir a ingestão de carboidratos.

Limão

Os limões são um alimento incrivelmente saudável e versátil. Ele possui boas quantidades de antioxidantes, vitaminas, fibras alimentares, ácido cítrico, que tem sido ligado a benefícios como melhor digestão e perda de peso, e têm níveis muito baixos de carboidratos. Para quem está fazendo uma dieta pobre em carboidratos, os limões são uma excelente opção. 

Melancia

A melancia contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes e quase nenhum carboidrato. Com 92% de sua composição sendo água, a melancia é uma ótima fruta para quem vai seguir esse tipo de dieta.

Além disso, ela também contém vitamina A e C, que ajuda a manter os ossos, cabelos e pele fortes, e licopeno, um importante antioxidante que pode ajudar a melhorar a saúde do coração, reduzir a inflamação e potencialmente prevenir o câncer. 

Melão

O melão é uma excelente opção de fruta de baixo teor de carboidratos, pois é naturalmente doce e contém apenas 7,5 g de carboidratos totais por 100g. Ele também possui boa quantidade de fibras,  vitamina C, vitamina A e potássio, o que o torna uma escolha ainda melhor para quem está seguindo esse tipo de dieta. 

Morango

Os morangos são um alimento incrivelmente saudável. Além de possuir vitaminas, minerais e antioxidantes ele também têm um teor baixo de carboidratos com apenas 7,5 g por 100g consumidas.

Comer morangos regularmente pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, fornecer fibras dietéticas e melhorar a digestão. Além disso, suas propriedades anti inflamatórias podem reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Tire suas dúvidas

Vejam abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre frutas low carb.

O que são carboidratos líquidos?

Os carboidratos líquidos são a quantidade total de carboidratos digeríveis em um alimento. Você deve ficar de olho nesse valor para garantir a ingestão correta de carboidratos na sua dieta.

Quantas frutas posso comer por dia na dieta low carb?

Segundo estudo divulgado pela WHO (World Health Organization), para ter uma dieta saudável adultos devem consumir 400 g de frutas e verduras por dia. Se você está em uma dieta low carb, pode ficar mais complicado manter essa recomendação, afinal muitas frutas como açaí e manga tem alto teor de carboidrato.

Nossa recomendação é que você consegue o tópico “Quais frutas são low carb?” para conseguir montar uma lista de frutas que pode consumir  diariamente e manter a recomendação da sua dieta sem deixar de ter uma alimentação saudável.

E para concluir fica a dica de sempre: para adicionar qualquer alimento em sua dieta, procure uma pessoa especialistas que irá te orientar para produzir os melhores resultados para seu corpo.

Pode comer banana na dieta low carb?

Sim, você pode comer banana na dieta low carb, afinal esse tipo de plano alimentar não conta como uma lista de alimentos permitidos ou proibidos. Sendo assim, a banana pode ser incluída no seu plano alimentar mesmo nesse tipo de dieta.

Para saber os alimentos que você pode ou não consumir, o indicado é sempre procurar uma pessoa especialista. 

Pode comer laranja na Dieta Low Carb?

Sim, você pode comer laranja na dieta low carb, afinal esse tipo de plano alimentar não conta como uma lista de alimentos permitidos ou proibidos. Sendo assim, a banana pode ser incluída no seu plano alimentar mesmo nesse tipo de dieta.

Para saber os alimentos que você pode ou não consumir, o indicado é sempre procurar uma pessoa especialista. 

Pode comer melancia na dieta Low Carb?

Sim, você pode comer essa melancia na dieta low carb, afinal esse tipo de plano alimentar não conta como uma lista de alimentos permitidos ou proibidos. Sendo assim, a banana pode ser incluída no seu plano alimentar mesmo nesse tipo de dieta.

Para saber os alimentos que você pode ou não consumir, o indicado é sempre procurar uma pessoa especialista. 

Pode comer maçã na Dieta Low Carb?

Sim, você pode comer maçã na dieta low carb, afinal esse tipo de plano alimentar não conta como uma lista de alimentos permitidos ou proibidos. Sendo assim, a banana pode ser incluída no seu plano alimentar mesmo nesse tipo de dieta.

Para saber os alimentos que você pode ou não consumir, o indicado é sempre procurar uma pessoa especialista. 

Agora que você já conhece tudo sobre quais frutas são low carb é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

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