CaféMercearia

Como fazer café coado perfeito: veja o passo a passo

Na imagem uma pessoa está fazendo café coado
Imagem via Freepik

Quer saber sobre como fazer um café coado? Então você está no lugar certo. Hoje você irá conhecer o passo a passo para produzir essa bebida tão apreciada pelos brasileiros.

Ah, o café coado, aquele clássico que nunca sai de moda e sempre cai bem seja no café da manhã, após o almoço ou no café da tarde. Se você é fã desta bebida e quer aprender a prepará-la em casa de maneira simples e deliciosa, siga os passos abaixo:

O que significa café coado?

Café coado é o método de preparo mais comum de café no Brasil. Esse método consiste em colocar o pó de café em um filtro de papel ou tecido e adicionar água quente, permitindo que o líquido passe através do filtro e colete o sabor e os óleos do café. 

O resultado é um café mais suave e com mais cafeína em comparação com o café expresso, já que a água tem mais tempo de contato com o pó de café.

Passo a passo para fazer um café coado

Antes de começar, leia nosso guia para fazer o café perfeito em casa. Agora é só seguir o passo a passo abaixo e preparar um café coado delicioso.

Ingredientes:

  • Café moído na hora (de preferência, compre de um pequeno produtor local, além de ser mais fresco, você estará apoiando a economia da sua região)
  • Água filtrada (a qualidade da água pode influenciar no sabor final do café)
  • Filtro de papel (não adianta fazer uma panela enorme de café e tomar sozinho, né?)

Modo de Preparo:

  • Esquente água suficiente para a quantidade de café que você deseja fazer. A dica aqui é aquecer um pouco mais do que a quantidade necessária, pois parte da água será utilizada para pré-umedecer o filtro e aquecer a xícara ou bule em que será servido.
  • Coloque o filtro de papel no suporte e umedeça-o com um pouco de água quente, isso ajuda a retirar possíveis resíduos e a pré-aquecer o suporte.
  • Adicione o café moído no filtro. A quantidade pode variar de acordo com o seu gosto, mas uma boa referência é usar uma colher de sopa para cada 100 ml de água.
  • Despeje um pouco de água quente sobre o café, o suficiente para umedecê-lo. Espere cerca de 30 segundos para que ele hidrate e solte seus aromas.
  • Despeje o restante da água quente lentamente, em movimentos circulares, até completar o recipiente escolhido.
  • Aguarde o café coar completamente e sirva imediatamente.

Dicas extras:

  • Para um sabor mais intenso, prefira cafés mais escuros e torrados.
  • Se você gosta de café mais suave, opte por grãos mais claros e torrados.
  • Caso queira uma bebida mais cremosa, adicione um pouco de leite ou creme de leite.
  • Se estiver muito frio, você pode aquecer sua xícara ou bule antes de despejar o café. Assim, a bebida ficará quente por mais tempo.

Ainda na dúvida de como fazer café coado em casa? Então confira o vídeo abaixo onde o Café do Ponto explica em vídeo o passo a passo de fazer aquele cafezinho do dia a dia.

Tire suas dúvidas do campo

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o café coado.tire suas duvidas do campo

Qual a medida certa para fazer café coado?

Isso depende da quantidade. A medida para fazer 1 litro de café é 70 gramas de café (seis colheres de sopa). Se quiser um café mais intenso ou suave basta aumentar ou reduzir a quantidade de café.

A partir dessa informação basta ir aumentando a proporção de acordo com o volume de café que você precisa fazer, por exemplo:

  • 500 ml – 35 gramas de café (3 colheres de sopa) e 500 ml de água.
  • 2 litros – 140 gramas de café (12 colheres de sopa) e  2 litros de água.
  • 6 litros – 420 gramas de café (36 colheres de sopa) e 6 litros de água.

Quantas colheres de açúcar e de café?

Não existe uma quantidade indicada de açúcar para adicionar no café, ficando isso a critério de quem irá beber. 

Leia também:  Maçã: benefícios, para que serve e como consumir

Como dica, faça o café sem açúcar e deixe um recipiente à parte onde cada pessoa pode colocar o quanto achar necessário de café. Adicionar o café durante o preparo pode alterar algumas propriedades do café. 

Qual é a temperatura ideal da água para o café coado?

A temperatura ideal da água para o café coado é entre 90°C e 96°C. A água não deve estar fervendo, pois pode queimar o café e deixar o sabor amargo, e nem fria para que não deixe o café sem corpo.

O ideal é aquecer a água até o ponto em que ela comece a fazer pequenas bolhas, mas antes de entrar em ebulição.

Qual é o tempo ideal para deixar o café coando?

É importante saber o tempo ideal para deixar o café coando, pois se ficar muito tempo pode ficar amargo e com sabor desagradável. Por outro lado, se for coado por um tempo muito curto, ele pode ficar fraco e sem sabor. 

O tempo ideal para deixar o café coando pode variar de acordo com a quantidade de café, a moagem e a temperatura da água, mas, o tempo de preparo médio  do café coado é de cerca de 4 a 5 minutos. 

Uma coisa para ficar atento nessa hora é em relação a moagem, já que isso influencia bastante no tempo de contato com água. Veja abaixo o tempo indicado para cada tipo:

  • Para moagem fina: até 4 minutos;
  • Para moagem média: de 4 a 6 minutos;
  •  Para moagem grossa: de 6 a 9 minutos.

Qual é o melhor tipo de grão de café para o café coado?

Não há um único tipo de grão de café que seja considerado o melhor para fazer o café coado, já que isso pode variar de acordo com o gosto de cada um. No entanto, é importante considerar algumas características do café ao escolher o grão para o preparo do café coado, como:

  • Torra: grãos mais claros tendem a ter sabor mais ácido e menos encorpado, enquanto grãos mais escuros tendem a ter sabor mais amargo e encorpado. Para o café coado, é comum utilizar grãos com torra média, que equilibram o sabor e a acidez.
  • Origem: cada região produtora de café tem características específicas em relação ao sabor e aroma dos grãos. Alguns preferem grãos de origem brasileira, que tendem a ter sabor mais doce e achocolatado, enquanto outros preferem grãos de origem africana, que tendem a ter sabor mais frutado e floral.
  • Moagem: a moagem correta dos grãos é fundamental para o preparo do café coado. Para o método tradicional, é recomendado utilizar moagem média, que permite que a água passe pelo filtro sem que o café fique muito fraco ou muito forte.

É importante lembrar também que a qualidade do café depende de fatores como origem, safra, armazenamento e a forma de preparo. Por isso, é recomendado experimentar diferentes tipos de grãos e métodos de preparo para encontrar o que mais agrada o paladar.

O que tem mais cafeína expresso ou coado?

Segundo divulgado pelo portal UOL, o café expresso possui menos cafeína do que o café coado, mas sua concentração na bebida é maior. 

Sendo assim, faz pouca diferença sobre qual tem mais ou menos cafeína, já que de maneira geral uma xícara de 150 ml de café e uma dose de expresso de 50 ml tem uma quantidade muito semelhante de cafeína.

Qual é a origem do café? 

Especificar a origem do café como bebida não é algo tão simples, pois  não existem registros oficiais do momento em que começamos a usá-lo como bebida, mas tentei abaixo reproduzir parte dessa  história que atravessa os séculos. 

Sabemos que a planta selvagem é originária da região das terras altas da Etiópia (províncias de Kaffa e Enária), mas sua domesticação originalmente se deu na cidade murada de Harar, no leste do país.

Se você quer conhecer essa história que atravessa os séculos, confira nosso guia sobre a origem do café.

Como moer seus grãos de café?

Ao moer os grãos de café, aumentamos significativamente a superfície de contato entre a água e o café, o que resulta em uma maior extração dos compostos solúveis que compõem o sabor e o aroma do café.

Porém, se o tamanho da moagem for muito fino, a água terá dificuldade em fluir pelos grãos, o que pode levar a uma extração excessiva, resultando em um café amargo e desagradável. Por outro lado, se a moagem for muito grossa, a água passará rapidamente pelos grãos, resultando em uma extração insuficiente, o que pode resultar em um café fraco e sem sabor.

Leia nosso guia de como moer café em casa para chegar a granulometria ideal para seu método de preparo.

Agora que você já conhece tudo sobre o café coado é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

E não esqueça, tudo que você precisa para se alimentar com saúde você encontra no Compre do Campo.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *