CaféMercearia

Como fazer café coado perfeito: veja o passo a passo

0
(0)
Na imagem uma pessoa está fazendo café coado
Imagem via Freepik

Quer saber sobre como fazer um café coado? Então você está no lugar certo. Hoje você irá conhecer o passo a passo para produzir essa bebida tão apreciada pelos brasileiros.

Ah, o café coado, aquele clássico que nunca sai de moda e sempre cai bem seja no café da manhã, após o almoço ou no café da tarde. Se você é fã desta bebida e quer aprender a prepará-la em casa de maneira simples e deliciosa, siga os passos abaixo:

O que significa café coado?

Café coado é o método de preparo mais comum de café no Brasil. Esse método consiste em colocar o pó de café em um filtro de papel ou tecido e adicionar água quente, permitindo que o líquido passe através do filtro e colete o sabor e os óleos do café. 

O resultado é um café mais suave e com mais cafeína em comparação com o café expresso, já que a água tem mais tempo de contato com o pó de café.

Passo a passo para fazer um café coado

Antes de começar, leia nosso guia para fazer o café perfeito em casa. Agora é só seguir o passo a passo abaixo e preparar um café coado delicioso.

Ingredientes:

  • Café moído na hora (de preferência, compre de um pequeno produtor local, além de ser mais fresco, você estará apoiando a economia da sua região)
  • Água filtrada (a qualidade da água pode influenciar no sabor final do café)
  • Filtro de papel (não adianta fazer uma panela enorme de café e tomar sozinho, né?)

Modo de Preparo:

  • Esquente água suficiente para a quantidade de café que você deseja fazer. A dica aqui é aquecer um pouco mais do que a quantidade necessária, pois parte da água será utilizada para pré-umedecer o filtro e aquecer a xícara ou bule em que será servido.
  • Coloque o filtro de papel no suporte e umedeça-o com um pouco de água quente, isso ajuda a retirar possíveis resíduos e a pré-aquecer o suporte.
  • Adicione o café moído no filtro. A quantidade pode variar de acordo com o seu gosto, mas uma boa referência é usar uma colher de sopa para cada 100 ml de água.
  • Despeje um pouco de água quente sobre o café, o suficiente para umedecê-lo. Espere cerca de 30 segundos para que ele hidrate e solte seus aromas.
  • Despeje o restante da água quente lentamente, em movimentos circulares, até completar o recipiente escolhido.
  • Aguarde o café coar completamente e sirva imediatamente.

Dicas extras:

  • Para um sabor mais intenso, prefira cafés mais escuros e torrados.
  • Se você gosta de café mais suave, opte por grãos mais claros e torrados.
  • Caso queira uma bebida mais cremosa, adicione um pouco de leite ou creme de leite.
  • Se estiver muito frio, você pode aquecer sua xícara ou bule antes de despejar o café. Assim, a bebida ficará quente por mais tempo.

Ainda na dúvida de como fazer café coado em casa? Então confira o vídeo abaixo onde o Café do Ponto explica em vídeo o passo a passo de fazer aquele cafezinho do dia a dia.

Tire suas dúvidas do campo

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o café coado.tire suas duvidas do campo

Qual a medida certa para fazer café coado?

Isso depende da quantidade. A medida para fazer 1 litro de café é 70 gramas de café (seis colheres de sopa). Se quiser um café mais intenso ou suave basta aumentar ou reduzir a quantidade de café.

A partir dessa informação basta ir aumentando a proporção de acordo com o volume de café que você precisa fazer, por exemplo:

  • 500 ml – 35 gramas de café (3 colheres de sopa) e 500 ml de água.
  • 2 litros – 140 gramas de café (12 colheres de sopa) e  2 litros de água.
  • 6 litros – 420 gramas de café (36 colheres de sopa) e 6 litros de água.

Quantas colheres de açúcar e de café?

Não existe uma quantidade indicada de açúcar para adicionar no café, ficando isso a critério de quem irá beber. 

Leia também:  Como é feito o mel? Saiba tudo sobre a produção do mel

Como dica, faça o café sem açúcar e deixe um recipiente à parte onde cada pessoa pode colocar o quanto achar necessário de café. Adicionar o café durante o preparo pode alterar algumas propriedades do café. 

Qual é a temperatura ideal da água para o café coado?

A temperatura ideal da água para o café coado é entre 90°C e 96°C. A água não deve estar fervendo, pois pode queimar o café e deixar o sabor amargo, e nem fria para que não deixe o café sem corpo.

O ideal é aquecer a água até o ponto em que ela comece a fazer pequenas bolhas, mas antes de entrar em ebulição.

Qual é o tempo ideal para deixar o café coando?

É importante saber o tempo ideal para deixar o café coando, pois se ficar muito tempo pode ficar amargo e com sabor desagradável. Por outro lado, se for coado por um tempo muito curto, ele pode ficar fraco e sem sabor. 

O tempo ideal para deixar o café coando pode variar de acordo com a quantidade de café, a moagem e a temperatura da água, mas, o tempo de preparo médio  do café coado é de cerca de 4 a 5 minutos. 

Uma coisa para ficar atento nessa hora é em relação a moagem, já que isso influencia bastante no tempo de contato com água. Veja abaixo o tempo indicado para cada tipo:

  • Para moagem fina: até 4 minutos;
  • Para moagem média: de 4 a 6 minutos;
  •  Para moagem grossa: de 6 a 9 minutos.

Qual é o melhor tipo de grão de café para o café coado?

Não há um único tipo de grão de café que seja considerado o melhor para fazer o café coado, já que isso pode variar de acordo com o gosto de cada um. No entanto, é importante considerar algumas características do café ao escolher o grão para o preparo do café coado, como:

  • Torra: grãos mais claros tendem a ter sabor mais ácido e menos encorpado, enquanto grãos mais escuros tendem a ter sabor mais amargo e encorpado. Para o café coado, é comum utilizar grãos com torra média, que equilibram o sabor e a acidez.
  • Origem: cada região produtora de café tem características específicas em relação ao sabor e aroma dos grãos. Alguns preferem grãos de origem brasileira, que tendem a ter sabor mais doce e achocolatado, enquanto outros preferem grãos de origem africana, que tendem a ter sabor mais frutado e floral.
  • Moagem: a moagem correta dos grãos é fundamental para o preparo do café coado. Para o método tradicional, é recomendado utilizar moagem média, que permite que a água passe pelo filtro sem que o café fique muito fraco ou muito forte.

É importante lembrar também que a qualidade do café depende de fatores como origem, safra, armazenamento e a forma de preparo. Por isso, é recomendado experimentar diferentes tipos de grãos e métodos de preparo para encontrar o que mais agrada o paladar.

O que tem mais cafeína expresso ou coado?

Segundo divulgado pelo portal UOL, o café expresso possui menos cafeína do que o café coado, mas sua concentração na bebida é maior. 

Sendo assim, faz pouca diferença sobre qual tem mais ou menos cafeína, já que de maneira geral uma xícara de 150 ml de café e uma dose de expresso de 50 ml tem uma quantidade muito semelhante de cafeína.

Qual é a origem do café? 

Especificar a origem do café como bebida não é algo tão simples, pois  não existem registros oficiais do momento em que começamos a usá-lo como bebida, mas tentei abaixo reproduzir parte dessa  história que atravessa os séculos. 

Sabemos que a planta selvagem é originária da região das terras altas da Etiópia (províncias de Kaffa e Enária), mas sua domesticação originalmente se deu na cidade murada de Harar, no leste do país.

Se você quer conhecer essa história que atravessa os séculos, confira nosso guia sobre a origem do café.

Como moer seus grãos de café?

Ao moer os grãos de café, aumentamos significativamente a superfície de contato entre a água e o café, o que resulta em uma maior extração dos compostos solúveis que compõem o sabor e o aroma do café.

Porém, se o tamanho da moagem for muito fino, a água terá dificuldade em fluir pelos grãos, o que pode levar a uma extração excessiva, resultando em um café amargo e desagradável. Por outro lado, se a moagem for muito grossa, a água passará rapidamente pelos grãos, resultando em uma extração insuficiente, o que pode resultar em um café fraco e sem sabor.

Leia nosso guia de como moer café em casa para chegar a granulometria ideal para seu método de preparo.

Agora que você já conhece tudo sobre o café coado é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ela.

E não esqueça, tudo que você precisa para se alimentar com saúde você encontra no Compre do Campo.

Isto foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Produzindo conteúdo com o objetivo de impulsionar esses pequenos produtores e incentivar a agricultura orgânica, agroecológica e familiar brasileira, com respeito ao meio-ambiente e aos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *